MIGUELPEREIRA

MIGUELPEREIRA
UMA CIDADE REESCREVENDO SUA HISTÓRIA.

quarta-feira, 15 de maio de 2019

OUTONO CLÁSSICO - UMA NOITE INESQUECÍVEL



Um momento inesquecível, uma plateia atenta e envolvida com o espetáculo, equipe técnica com alto nível de profissionalismo, pianistas no ápice de suas performances.  Resultado: SUCESSO ABSOLUTO.
Assim é como descrevemos o momento que vivemos, sábado, dia 11 de maio, em homenagem ao Dia das Mães.  Um presente da Prefeitura Municipal de Miguel Pereira, Secretaria de Cultura e apoio da Secretaria de Turismo.  Incluem-se todos os parceiros da Prefeitura que fortaleceram o vínculo de parceria e amizade: Saúde, Guarda Municipal, Equipe de Gabinete, Equipe de Som, Equipe de Filmagem.  Um destaque à equipe da Secretaria de Cultura, do Subsecretário Diego Coelho a todos os colaboradores.  Enfim, o sucesso existe quando é feito em parcerias, só assim se pode comemorar juntos.
Parabéns a todos.


OUTONO CLÁSSICO
         O Encontro
         Um piano, dois pianistas, duas gerações.


A escritora francesa, Simone de Beauvoir, disse que era preciso erguer o povo à altura da Cultura, ou seja, é preciso que se ofereça e que se apresente ao povo a Cultura nas suas diversas nuances, permitindo acesso a produções artísticas, que, muitas vezes, são direcionadas a públicos específicos, não ofertando oportunidade igualitário de acesso cultural a todos.  A Prefeitura de Miguel Pereira quer prover este acesso, levando, através da Secretaria de Cultura, com apoio da Secretaria de Turismo, a riqueza da arte em todas as suas dimensões.  Assim é OUTONO CLÁSSICO.  Um encontro de duas gerações de pianistas virtuosos:  Eudóxia de Barros e Isaque Alves.
            O evento, que aconteceu no dia 11 de maio de 2019, em frente ao Centro Cultural, Miguel Pereira, foi um Presente ao Dia das Mães. O público, que lotou o espaço, mais de 500 pessoas, silenciou em cada nota e aplaudiam de pé a performance dos pianistas.

            Isaque Alves, de apenas 11 anos, abriu o evento tocando “Tico-tico no Fubá, de Zequinha de Abreu e fechou com Noturno Opus 9 nº 2, de Chopin.  Isaque Alves não é uma promessa de um grande artista, pois já o é por dom, talento e virtuosismo.  Um pianista cheio de virtudes, que, por anda passa, deixa sua marca, entre elas, a simpatia.  Segundo lugar no Concurso Nacional de Piano da Escola de música Vila Lobos, tirou a segunda maior nota no processo seletivo nos cursos de extensão da UFRJ, participou no Programa Sílvio Santos duas vezes, e, em Miguel Pereira realizou seu primeiro recital para o público, fazendo a introdução do recital da incrível pianista Eudóxia de Barros.  Isaque emocionou tanto a cidade, que quatro irmãos de uma família, cuja mãe, pianista, faleceu, doaram o piano dela ao menino, sabendo que este instrumento, que foi seu companheiro de felicidade, fará o mesmo pelo novo pianista.  Um momento único na valorização e respeito à Cultura e ao talento artístico.

            Eudóxia de Barros, com experiência internacional, como professora, aluna e solista, como da “Cleveland Philharmonic” e da “North Carolina Symphony”.  Se apresentou em cidades da França, Suíça, Inglaterra, Estados Unidos, México e, ainda, várias cidades da América Latina.   No recital em Mìguel Pereira, mostrou toda sua grandiosidade artística. Compositores, como, Villa Lobos, Golinelli, Chopin, Liszt, Fernando Cupertino, Antônio Ribeiro, Ernesto Nazareth e Gottschalk.  Suas interpretações elevaram a emoção do público, que entre silêncio e euforia demostravam vigor nos aplausos. Sem dúvida alguma, a melhor intérprete de música erudita no Brasil e uma das melhores do mundo. uma vida dedicada à Música, dona de um extenso e premiado currículo, e agraciada com quase uma centena de dedicatórias dos mais destacados compositores eruditos brasileiros, destaca-se no cenário musical brasileiro. Suas interpretações vigorosas e cuidadosamente trabalhadas vão de Chiquinha Gonzaga a Osvaldo Lacerda, de Bach a Beethoven e a Chopin, muitas delas registradas em CDs e DVDs.
No final de sua apresentação, a mestra Eudóxia de Barros apresenta a Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro, arranjo do compositor norte-americano Louis Moreau Gottschalk, em homenagem à Princisa Isabel.  Foi simplesmente um momento espetacular de desenvoltura da artista, mostrando toda sua técnica, capacidade de interpretação e brilhantismo como uma das melhores pianistas do mundo.



            “Fiquei cativa de Miguel Pereira, graças ao seu atendimento, gentilezas, fazendo de tudo para dar tudo certo! Foi demais e eu lhe agradeço de coração! A sua maneira de gerir uma Secretaria de Cultura é fora do comum e serve de exemplo para todos os Secretários.
            Grande abraço e até breve , quem sabe ...”, disse, em mensagem, a pianista Eudóxia de Barros.

            A Presidente do Rotary Club de Miguel Pereira se pronunciou, também nas redes sociais: “Foi um espetáculo inesquecível. Vcs estão de parabéns. Mais um gol de placa da Prefeitura de Miguel Pereira/Secretaria de Cultura. SHOW.”

            “Como diz slogan da Cultura “Você de Volta ao cenário Cultural”, vemos que possível e necessário esse regate diversificado de arte e só está sendo possível porque há uma Gestão Municipal que acredita, que apoia, que participa, que incentiva, através do Prefeito André Português e do Vice-prefeito, Pedro Paulo.  O apoio do Subsecretário de Cultura e nossa equipe; da Secretaria de Turismo e equipe; da Secretaria de Saúde, da Guarda Municipal e a excelência em boa vontade da Adriana e da Renata do Gabinete são pontos que interligam para o sucesso.  Este se culmina com a arte de Paulinho no registro de todas as ações.  É um orgulho fazer parte dessa história.”, diz o Secretário de cultura, Nicolau Salerno. 






























Muito além do talento, do reconhecimento, da grandiosidade artística, 
Eudóxia de Barros é generosa, simpática, cativante.






Um linda obra, que nos apresenta a grandiosa pianista Eudóxia de Barros, fazendo-nos crer em perseverança, otimismo, trabalho, dedicação, talento e amor à arte. VALE A PENA!!!!  E ainda acompanha CD com performances memoráveis da artista.





Nenhum comentário:

Postar um comentário